segunda-feira, 20 de março de 2017

Muitas respostas para uma única pergunta

Porque União da Vitória parou no tempo?




É inevitável as lembranças, que por vezes fica lá no fundo do baú de nossa memória, porque queremos dar ênfase para a esperança e os sonhos que nutrimos em ver nossa querida União da Vitória voltar ao seu lugar de destaque que possuía nos anos 50, 60, 70 e até o início da década de 80. Digo as lembranças de que eramos um polo regional e estadual enquanto cidades do sudoeste, oeste e norte do Paraná eram pequenos vilarejos, entretanto hoje são potências que nem mais podemos nos comparar.
MAS... POR QUÊ?
Não pretendo dar "a resposta", mas uma das respostas, que com certeza é a de que os interesses pessoais e de grupos políticos vem falando mais alto ´ha muito tempo.
PARA RECORDAR:
Em 1992 - o candidato que fatalmente venceria as eleições em União da Vitória era o então vereador Hussein Bakri. A população queria o empresário Airton Roveda, mas forças ocultas o impediam de ser o candidato. Ele conseguiu sua candidatura no apagar das luzes da campanha e a população o aclamou vencedor com maioria absoluta dos votos.
Em 1996 -  Um grande acordo, incluindo o prefeito Aírton Roveda, e articulado pelo deputado Valdir Rossoni, apoiaram novamente Hussein Bakri, que desta vez seria o prefeito de União da Vitória. Esqueceram de combinar com o povo, que votou em Pedro Ivo, do então assustador PT.
Em 2000 - Pedro Ivo seria reeleito com certeza, mas novamente a arrogância e prepotência partidária (dele Pedro Ivo e de seus comandados) fez com que o povo desse outra resposta. Desta vez, já sem alternativas, a população resolveu dar uma chance a Hussein Bakri, que embora tivesse novamente constituído um grupão, com o apoio do deputado Valdir Rossoni, (o mesmo que dois anos antes na eleição de Deputado em 1998 - o havia escrachado de "incompetente"), mas dessa vez venceu com apenas 317 votos de diferença.
Em 2004 - Hussein Bakri consegue sua reeleição tendo como base uma articulação do mesmo grupo que patrocinou uma divisão e o lançamento de 3 candidaturas. Tanto que Hussein Bakri vence a eleição mas faz menos de 50% dos votos. Já pensando em 2010, Hussein Bakri usa e abusa do "grupão" para apoiar Rossoni na eleição estadual de 2006, contando com a promessa de que em 2010 ele, Rossoni, o apoiaria para Deputado Estadual. Plano que iria por água abaixo em 2010 porque Rossoni tinha apenas blefado.
Em 2008 - Hussein Bakri lança e faz vencedor o então Secretário Carlos Jung, o Juco. Também já pensando na sua pretensão para 2010. O tiro sai pela culatra. Eles "brigam" e Juco apóia Rossoni em 2010.
Em 2012 - Hussein Bakri é considerado imbatível. Tal condição faz Rossoni apelar para o maior absurdo da política local em toda a sua história. Une o PT do Pedro Ivo com o seu PSDB. Juntando a isso aproveitam-se do "apelativo" discurso de "ficha suja" imputado a Hussein Bakri e ganha a eleição por 670 votos.
Em 2016 - Hussein Bakri, eleito finalmente Deputado Estadual em 2014, isola-se (forçando a formação de um novo grupão do outro lado) com a clara intenção de controlar toda a politica local e regional. Se tivesse vencido com seu candidato, teria a Prefeitura de União da Vitória e o mando politico regional por ser o deputado da região. Novamente o tiro saiu pela "culatra".

VOLTANDO A RESPOSTA DO POR QUÊ  União da Vitória ficou parada no tempo. Lembrando que esta é apenas uma das respostas, que este editor considera a principal. Nossos políticos locais e regionais tem "projetos de poder" para si e os seus, não para a cidade e seu povo, simples assim. Observe ainda que falamos de 24 anos de história política e basicamente repetimos os mesmos nomes, sendo um deles (Hussein Bakri) preponderante em todas as eleições. Até quando ainda irá? Porém, se a pequena narrativa acima não lhe convencer, pesquise mais detalhes sobre os bastidores de como as candidaturas e campanhas eleitorais tem sido construídas em nossa cidade e veja como os interesses da cidade e sua população foram ao longo das últimas décadas simplesmente relegados a segundo ou terceiro plano. E depois registre a sua opinião sobre qual a resposta para o atraso de nossa cidade?