sábado, 7 de outubro de 2017

Cuidado! As redes sociais são mentirosas??!!


As redes sociais trouxeram, com o propósito de aproximar as pessoas, muitas facilidades e coisas boas. Mas trouxeram muita coisa ruim entre elas e principalmente a falsidade. Notícias montadas, difamação, calúnia, enfim, muita mentira. O facebook e o whatsApp são os campeões. Se fossem o personagem Pinóquio, certamente estas duas redes sociais seriam as de nariz mais longos. 
Mais do que apenas "mentirinhas" as redes sociais tem se tornado problema para muita gente que pensa que por estar "aparentemente" protegidos atrás de um monitor e teclado, apostam na impunidade. Por mais paradoxo que pareça, aqueles que usam dessa proteção e apostam na impunidade são aqueles que ajudam a difamar e falar mal, muitas vezes com mentiras, dos políticos e sua classe. Anunciando e informando suas mentiras, promessas, enganos e roubos. É verdade também que os próprios políticos também são campeões no uso dessas estratégias.
Entretanto cabe lembrar que as mesmas redes sociais também são "dedo duro" e já tem ajudado inclusive a justiça em muitos processos, e muitas empresas, por exemplo, despedirem funcionários por justa causa em função do mau uso das redes sociais pelos funcionários, que esquecem que esses instrumentos são muito bons para espalhar boatos, mas deixam rastros que são impossíveis de serem apagados totalmente.
Os chamados "fakes" parecem ser um bom esconderijo, mas também são vulneráveis a uma pesquisa técnica, que identifica com certa facilidade seus autores. Mas principalmente pela falta de informação, ainda da maioria, muitas pessoas são enganadas e prejudicadas. Este BLOG sugere que "todos nós" tomemos mais cuidados com as "fontes" de informação, tanto as que passamos ou repassamos quanto aquelas nas quais acreditamos.
União da Vitória não esta livre dessas práticas. Em todas as áreas diariamente são passadas e repassadas notícias falsas de origem duvidosa. Muitas vezes pessoas que gozam de credibilidade acabam sendo usadas para repassarem notícias falsas, portanto todos precisam tomar cuidado. POR EXEMPLO: Nesses últimos dias "alguém" começou a repassar no whatsApp a notícia de que a "lombada eletrônica" da Coronel Amazonas teria sido colocada em prática e estaria aplicando multas. Muitas pessoas "desesperadas" e com a intenção de alertar os amigos, repassaram essa notícia FALSA. Correntes, falsas promoções e muitas vezes "zoeiras" também são utilizadas para causar pânico, enganar pessoas ou até fazer gozações nas redes. Esquecem esses, ou não, que muitas vezes essas ações podem gerar prejuízos irreparáveis. Outro problema é o rapasse de informações antigas (as vezes até verdadeiras) mas antigas e repassadas fora de tempo podem gerar muitos problemas. Portanto fica aqui o alerta, se não podemos controlar essas publicações, podemos selecionar as fontes das quais vamos dar ou não crédito.