domingo, 3 de junho de 2018

Projeto possibilitará adoção de praças de União da Vitória pela iniciativa privada

Por iniciativa do vereador Fernando Vier, tramita na Câmara de União da Vitória um projeto de PPP - Parceria Pública Privada, que possibilitará a iniciativa privada adotar praças e logradouros públicos de União da Vitória.

O vereador Fernando Vier explicou que essa ideia já acontece em diversos municípios da região, onde o Poder Público (Prefeituras) através de um convênio estabelecem parcerias com a iniciativa privada, as famosas PPP, onde as empresas podem adotar uma determinada praça, parque infantil ou logradouros similares, investindo em suas revitalizações e posteriores manutenções. Em contra partida as empresas exploram uma placa ou outras formas de publicidade no local e em campanhas de publicidade e marketing vinculando a empresa ao logradouro público. A forma exata, o tempo e as condições poderão serem definidas caso a caso. O projeto do vereador Fernando Vier é fundamental porque estabelece e cria a possibilidade legal e jurídicas dessas parcerias.
É público e notório a dificuldade que as Prefeituras, não somente de União da Vitória, mas em geral tem na manutenção desses logradouros. O projeto além da parceria com a iniciativa privada de forma direta ainda cria a possibilidade de parcerias com toda a comunidade, pois a iniciativa privada tem mais condições e possibilidades de estabelecer formalmente ou não parcerias e proximidades com a comunidade que irá usufruir dos investimentos. O projeto já passou pela primeira votação na Câmara e deverá ser aprovado de forma definitiva nas próximas semanas, deixando o executivo em condições para a sanção do projeto e a possibilidade de iniciar o processo.